-
Arquitetos: Art’ur architectes, Marjan Hessamfar & Joe Vérons
- Área: 1000 m²
- Ano: 2007
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, apresentado em dezembro de 2007, está localizado na cidade de Cenon e consiste na demolição de uma escola existente e na reconstrução do jardim de infância Jean Jaurès. O novo edifício, com uma superfície de 1000 m², encontra-se em um terreno de esquina e de frente para a Praça dos Mártires da Resistência. A escola antiga na parte de trás, uma vez demolida, libera espaço para o playground.
Esse projeto é compactado dentro de um tecido residencial, mas mantem sua imagem como um serviço público. O edifício envolve um pátio, permitindo que a luz natural alcance todas as salas de aula. O acesso, criado através do pátio, gera um vínculo visual entre a Praça dos Mártires da Resistência e o parque infantil. As aberturas da cobertura inclinada, direcionadas para o coração do edifício, conferem à escola a condição de edifício público e criam espaços mais seguros ao redor de todo o pátio.
Para não interferir no funcionamento da escola durante a reforma e evitar relocação, a construção - desconstrução foi conduzida em duas fases fazendo com que os incômodos fossem minimizados.
O edifício foi construído em estrutura metálica preenchida por madeira, beneficiado pela escolha dos materiais através do HQE (High Quality Environmental standard). A utilização do aquecimento através do piso e a significante quantidade de luz natural que penetra no edifício, evidencia os esforços realizados para minimizar o consumo de energia. O projeto foi financiado, em parte, pelo Conselho Geral de Gironda, graças ao cumprimento de pelo menos 7 dos 14 objetivos da cerificação HQE.